A cidade de Guarulhos foi alvo, nesta quarta-feira (4), de uma operação internacional deflagrada pela Polícia Federal em parceria com a Interpol. Batizada de Operação Vuelta II, a ação tem como objetivo combater crimes de contrabando de migrantes, organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documentos falsos.
A ofensiva faz parte de uma cooperação policial internacional envolvendo autoridades do Brasil, Colômbia, República Dominicana e Espanha, com apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), da Interpol e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), por meio do programa CrimJust.
As investigações apontam a existência de uma organização criminosa transnacional, responsável por recrutar migrantes e viabilizar toda a logística de viagens ilegais. O esquema envolvia a entrada dos migrantes no Brasil, com passagem por Guarulhos, e seguia até a Europa. Para isso, o grupo utilizava documentos falsificados produzidos na Colômbia e na Espanha.
Em solo brasileiro, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Guarulhos. A Polícia Federal segue analisando o material apreendido e outras diligências continuam em andamento.
A Operação Vuelta II é uma continuação dos esforços internacionais para coibir crimes ligados ao tráfico de pessoas e à falsificação de documentos, que colocam em risco a segurança de fronteiras e a integridade dos migrantes.
0 Comentários