Milhares de jovens participaram do primeiro dia da Feira do Estudante de Guarulhos 2025 “Protagonistas do Amanhã” nesta quinta-feira (14) e percorreram os mais de 60 estandes de faculdades; instituições de ensino; cursos de idiomas, profissionalizantes e técnicos; entidades de classe ou até mesmo de projetos da administração municipal em busca de informações e orientações para auxiliar na escolha da carreira universitária ou profissional, no Adamastor.

O maior evento estudantil da região do Alto Tietê prossegue nesta sexta-feira (15), das 8h às 22h, com programação gratuita intensa com destaque para o mutirão +Estágios que disponibilizará mais de cinco mil vagas remuneradas aos estudantes.

A iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, coordenada pela Subsecretaria da Juventude que integra a Secretaria de Direitos Humanos, oferece diversas atividades interativas aos visitantes como simulador de voo, escorregadeira inflável de aviões, robótica com o robô AMR-Omron, drones, linha de produção industrial, quiz, gincanas, primeiros socorros, óculos de realidade virtual, inovações de IA, o universos das engenharias, palestras e oficinas, manipulação de microscópio, sorteio de brindes e de bolsas de estudos, entre outras.

“A Feira do Estudante proporciona aos alunos informações acerca dos cursos estudantis, inclusive de línguas estrangeiras, e carreiras profissionais. Aproxima o jovem do mercado de trabalho, muitas vezes, do seu primeiro emprego. Nesta edição, a maior já realizada em Guarulhos, optamos por proporcionar, junto com as empresas parceiras, atividades interativas que melhoram a visão dos alunos acerca do que eles pretendem fazer no futuro”, ressaltou o secretário de Direitos Humanos, Felipe Marques de Mendonça.

Inclusão

Muitos estudantes de bairros afastados vieram com colegas da escola em 60 ônibus providenciados pela subsecretaria, como foi o caso de Henrique da Silva, de 18 anos, aluno da E.E. Maria Aparecida Félix Porto. Ele pensa em ser programador de TI no futuro. “A feira é interessante e até muito divertida. Muitas coisas que estão aqui nunca tinha usado como o microscópio e os óculos de realidade virtual. Eu imaginava que a feira fosse apenas para fazer inscrições e nos entregarem papeis e folhetos com informações”, disse o jovem do 3º ano do ensino médio que vive no Jardim Nova Cidade.

As amigas Ana Júlia Ferreira, de 18 anos, e Giovanna Albuquerque, de 17 anos, estudam juntas no 3º ano do ensino médio da E.E. Vereador Antônio de Ré, aprovaram o evento. “Muito legal e gostei de tudo, porque tem muitas oportunidades de cursos para quem está indeciso”, afirmou Ana, que pretende estudar design gráfico.

Giovanna, por sua vez, ficou impressionada com a quantidade de instituições de nível superior. “Nunca tinha vindo numa feira de estudante. Gostei porque tem várias faculdades da cidade que eu não conhecia”, explicou a jovem que tem intenção de cursar administração de empresas.

Já a professora Bianca Góis, de 34 anos, que ministra o curso técnico de farmácia na E.E. João Calheiro Salém, localizada no Jardim Cumbica, acredita que o evento possibilita a abertura de novos horizontes aos estudantes. “Viemos acompanhando 60 alunos em dois ônibus e essa vinda à feira abre novas perspectivas para eles, amplia o conhecimento deles. Aqui eles podem observar e se informar sobre muitas profissões para que tenham uma perspectiva melhor no futuro”, observou a docente.

A programação completa da Feira do Estudante de Guarulhos pode ser consultada no link https://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/PROGRAMAC%CC%A7A%CC%83O%20FEIRA%20DO%20ESTUDANTE%202025.pdf.

O Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.