Em protesto contra o reajuste salarial de apenas 2% sancionado pelo governo Lucas Sanches, servidores públicos de Guarulhos realizam nesta quarta-feira (14) o terceiro dia de greve na cidade. Com ampla adesão, centenas de trabalhadores participam de uma passeata que saiu do Paço Municipal, no Bom Clima, e segue até a Secretaria de Educação, no Macedo.
Desde segunda-feira (12), os servidores têm promovido os atos, liderados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Stap). No primeiro dia, a concentração ocorreu em frente ao Paço. Na terça (13), o protesto foi realizado na avenida Tiradentes, uma das principais vias do Centro da cidade.
O projeto de lei que oficializou o reajuste foi aprovado pela Câmara na última quinta-feira (9), em duas sessões extraordinárias, com apoio de 23 vereadores. Dez parlamentares votaram contra e um se absteve. A proposta foi enviada pelo prefeito Lucas Sanches (PL), contrariando as reivindicações dos servidores, que pedem 8% de aumento nos salários e 20% nos auxílios, como cesta básica e vale-alimentação/refeição. A inflação acumulada nos últimos 12 meses, segundo o IPCA, é de 5,48%.
Uma emenda da oposição que propunha reajuste maior foi rejeitada pela maioria do Legislativo.
0 Comentários