A missa “Pro Eligendo Romano Pontifice” teve inĂ­cio na madrugada desta quarta-feira (7), Ă s 5h (horĂĄrio de BrasĂ­lia), na BasĂ­lica de SĂŁo Pedro, no Vaticano. A celebração antecipa o conclave, processo reservado Ă  escolha do novo papa, que sucederĂĄ o papa Francisco. Todos os cardeais com direito a voto participam da missa, que marca o inĂ­cio das atividades e o isolamento dos eleitores.

ApĂłs a missa, os cardeais seguem em procissĂŁo atĂ© a Capela Sistina, onde ocorrerĂŁo as votaçÔes. Antes de iniciar, cada cardeal faz um juramento de manter sigilo absoluto e se comprometer a conduzir a Igreja com fidelidade, caso seja eleito. ApĂłs os juramentos, o Mestre das CelebraçÔes LitĂșrgicas PontifĂ­cias ordena o “extra omnes”, retirando todos os nĂŁo-eleitores e permitindo que os cardeais se concentrem na meditação e preparação para a votação.

O Vaticano divulgou os horårios aproximados para a fumaça, que indicarå ao mundo se o novo papa foi escolhido. A fumaça serå visível nos seguintes horårios: pela manhã, entre 5h30 e 7h (horårio de Brasília), e à tarde, entre 12h30 e 14h. No primeiro dia de conclave, a fumaça aparecerå apenas após as 14h, jå que as votaçÔes começam por volta das 11h30. A fumaça preta indica que não houve eleição, enquanto a fumaça branca significa que um novo papa foi escolhido.