A futura Linha 19-Celeste do Metrô, que ligará Guarulhos ao centro de São Paulo, deu mais um passo importante. A Secretaria de Parcerias e Investimentos decretou a desapropriação de terrenos para a implantação das estações, sistemas de ventilação e saídas de emergência no trecho paulistano do projeto. No total, as áreas somam mais de 500 mil metros quadrados.
Os terrenos estão distribuídos pelos bairros da Sé, Brás, Belém, Vila Guilherme, Vila Maria e Vila Medeiros, em São Paulo. Essa etapa é essencial para viabilizar o início das obras civis, cuja previsão de conclusão é de 75 meses após o começo da construção, estimado para 2026.
A Linha 19-Celeste será uma conexão fundamental para os moradores de Guarulhos. O trajeto de 17,6 km contará com 15 estações, partindo do Bosque Maia e passando por pontos estratégicos como Guarulhos-Centro, Vila Augusta e Itapegica, até chegar ao Anhangabaú, na capital paulista. Além disso, a nova linha terá integração com outras três do Metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha) e, futuramente, com linhas de trem.
Com a entrada em operação, a expectativa é que 630 mil passageiros utilizem a linha diariamente, reduzindo o tempo de deslocamento entre Guarulhos e São Paulo em até uma hora. A frota será composta por 31 trens, proporcionando mais conforto e agilidade para quem precisa se locomover entre os dois municípios.
A licitação para as obras já foi lançada e o governo estadual espera assinar os contratos e iniciar os projetos executivos ainda este ano. Com isso, Guarulhos se aproxima cada vez mais de um sistema de transporte mais moderno e eficiente, ampliando suas opções de mobilidade para milhares de moradores.
0 Comentários