A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu, nesta terça-feira (25), manter os slots — autorizações para pousos e decolagens — da Voepass nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo. A decisão atende a um pedido da própria companhia, cujas operações estão totalmente suspensas desde 11 de março por determinação da agência reguladora.

Na prática, isso significa que, ao menos por enquanto, a Voepass não perderá seus horários de operação nesses aeroportos estratégicos para a aviação comercial. No entanto, a manutenção dos slots não isenta a empresa dos critérios de avaliação para definir seu índice de regularidade, o chamado waiver.

A Anac enfatizou que a suspensão da Voepass foi consequência de fatores sob responsabilidade da própria companhia, o que impede a concessão do waiver. O órgão regulador também reforçou que o futuro dos slots dependerá do cumprimento das exigências previstas em sua regulamentação.

“Já a eventual perda de slots decorrerá do não cumprimento das exigências da resolução citada acima”, destacou a agência em nota.