Policiais militares e manifestantes entraram em confronto na manhã desta quinta-feira (27) durante um protesto contra a reintegração de posse de um terreno no Jardim Bananal, em Guarulhos. A área é ocupada por moradores da comunidade conhecida como “Terra Prometida”.
Segundo os moradores, a decisão judicial que previa a desocupação para o dia 11 de março foi antecipada para o dia 8, sem que fosse oferecida qualquer alternativa de moradia ou assistência. Revoltados com a possibilidade de remoção, os manifestantes atearam fogo em pneus e pedaços de madeira para bloquear a via e impedir a ação.
A Polícia Militar foi acionada para conter o tumulto, e o protesto rapidamente se intensificou. Os moradores lançaram objetos contra os agentes, que responderam com bombas de efeito moral. O Batalhão de Choque foi enviado ao local para reforçar a segurança, e houve correria durante o confronto.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que “a Polícia Militar foi acionada para acompanhar uma manifestação, na manhã desta quinta-feira (27), na Rua Caminho Encanto, em Guarulhos. No local, moradores que protestam contra uma futura reintegração de posse atearam fogo em pneus e interditaram a via. O Batalhão de Choque está no local. A ocorrência está em andamento”.
A Prefeitura de Guarulhos informou que o terreno é de propriedade particular e não pertence ao poder público. A gestão do prefeito Lucas Sanches (PL) declarou que não é parte no processo de reintegração e não foi notificada oficialmente sobre a desocupação.
“A Prefeitura está atuando no caso com equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Administrações Regionais, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e da Guarda Civil Municipal, que também foi acionada”, disse o comunicado.
0 Comentários