Em meio a expectativas globais, Donald Trump tomou posse nesta segunda-feira (20) como presidente dos Estados Unidos pela segunda vez. Ele substituiu Joe Biden, que o havia vencido nas eleiçÔes de 2020. A cerimÎnia de posse começou às 8h (horårio de Brasília), e as apresentaçÔes musicais ainda estão programadas para acontecer por volta das 11h30.


Devido ao frio intenso que atingiu Washington D.C., a cerimĂŽnia precisou ser transferida para um local fechado, e o tradicional desfile foi realizado em uma arena esportiva. A pedido de Trump, seu discurso de posse aconteceu na Rotunda do CapitĂłlio dos Estados Unidos.


No inĂ­cio de sua campanha eleitoral, Trump sobreviveu a uma tentativa de assassinato, quando foi atingido de raspĂŁo por um tiro disparado por um jovem durante um comĂ­cio em Butler, na PensilvĂąnia.

Trump promete restauração e mudanças radicais
Durante seu discurso de posse, o presidente fez um apelo para que os americanos enfrentassem os desafios com coragem e trabalhassem pela revitalização da nação.

“Retorno Ă  presidĂȘncia confiante e otimista de que estamos no inĂ­cio de uma nova era emocionante de sucesso nacional. Uma onda de mudança estĂĄ varrendo o paĂ­s”, afirmou Trump, segundo trechos de seu discurso divulgados pela Fox News Digital.

Essas mudanças vieram rapidamente: Trump assinou mais de 200 ordens executivas no mesmo dia, abordando prioridades como segurança nas fronteiras, energia, redução do custo de vida para as famílias e a eliminação de políticas de diversidade e inclusão em ùmbito federal.

“Hoje, assinei uma sĂ©rie de ordens executivas histĂłricas. Com essas açÔes, começamos a restauração completa da AmĂ©rica e uma revolução de senso comum”, declarou ele.

Em uma mensagem direta aos americanos, Trump enfatizou: “É hora de agirmos novamente com coragem, vigor e a vitalidade da maior civilização da histĂłria.