Além das praças adotadas por empresas privadas, munícipes têm denunciado ao GWeb as péssimas condições de conservação de outras praças públicas em Guarulhos. A insatisfação entre os moradores e usuários desses espaços tem crescido, com relatos de abandono, mato alto, acúmulo de lixo e falta de segurança.

Um exemplo é a praça localizada na Rua Jordano Bazana, no Jardim Adriana. “O córrego da praça transborda quando chove porque não tem galeria nas margens. Muito mato e sujeira”, relatou um munícipe. Além disso, ele destacou que o mato alto e a falta de segurança, com assaltantes aproveitando o descaso da praça, são problemas recorrentes na região.

Outro caso diz respeito a praça popularmente conhecida como “Praça da Portuguesinha”, no Jardim Bom Clima. “Está um nojo, a grama sintética foi inaugurada, antes melhoraram a iluminação, mas a zeladoria é de chorar. Mato alto, o lago está imundo, cheio de isopor, garrafas, madeira… é só lixo, lixo e mais lixo”, reclamou um morador. Ele também criticou a falta de ação da Prefeitura, mencionando que, embora a Guarda Municipal tenha como uma de suas funções zelar pelos espaços públicos, não se vê uma ronda nas praças, deixando os locais vulneráveis à depredação.

O Parque Santa Terezinha, no bairro São João, também enfrenta abandono, de acordo com uma leitora. “Está todo largado, os brinquedos estão quebrados, a direção que cuida do parque parece que abandonou o local”, disse um munícipe indignado.

Na Praça da Avenida Doutor Carlos de Campos, no Parque Renato Maia, a situação não é diferente. “Falta de zeladoria total”, relatou um morador que frequentemente passa pelo local.